Vivemos em uma sociedade em que o tempo determina a maneira como interagimos uns com os outros, especialmente no meio corporativo. A famosa frase de Benjamin Franklin “tempo é dinheiro” ainda dita as regras dos relacionamentos empresariais.

Um empreendedor deve ficar atento para tomar decisões assertivas e fazer com que a sua gestão aumente tanto em produtividade quanto em lucros.

Para tal, é necessário reduzir, ou, em casos extremamente positivos, eliminar o tempo de inatividade de equipamentos em sua empresa.

Mas você, nosso leitor, sabe por que é o tempo de inatividade é tão prejudicial para uma gestão?

O post de hoje responde a pergunta e mostra a importância de combater esse problema. Continue sua leitura e aproveite!

Entenda por que eliminar o tempo de inatividade

A rotina de trabalho de um profissional, independentemente de sua função ou de seu campo de atuação, está repleta de ferramentas tecnológicas.

Infelizmente, em alguns momentos, imprevistos podem acontecer e até mesmo reparos ou consertos, em seus equipamentos, são necessários.

Dessa forma, todo o processo produtivo de um empreendimento pode ser comprometido, caso a ocorrência não seja reparada adequadamente.

Os gastos de recursos financeiros e de tempo colocam em risco o prazo de entrega e a qualidade da prestação de serviço. Como a satisfação de seus clientes é algo de suma importância, essas situações devem ser evitadas a todo custo.

Saiba como fazer isso

O tempo de inatividade da empresa precisa ser reduzido ao menor valor possível. Portanto, veja, abaixo, três dicas que separamos especialmente para você resolver essa questão em seu empreendimento:

1. Analise cada evento que acontecer

A fim de solucionarmos qualquer problema em nossas vidas, precisamos conhecer suas causas.

Essa ideia deve ser aplicada para que o tempo de inatividade seja eliminado de uma gestão empresarial.

Um bom empresário analisa cada uma das situações que acontecem em seu empreendimento e documenta todos os dados relacionados a ela, como:

  • origem do problema;
  • duração;
  • setores e colaboradores envolvidos;
  • soluções adotadas.

Com essas informações em mãos, é possível criar um plano de ações com o objetivo de reduzir perdas em futuras ocorrências.

Acompanhe de perto todos os problemas que acontecerem em sua empresa e faça de tudo para eliminar seu tempo de inatividade.

Erros podem acontecer em gestões muito bem preparadas, porém, continuar a repeti-los não é aceitável. Aprenda com as falhas do passado e aprimore sua gestão.

2. Utilize métricas

Os objetivos servem para orientar o desenvolvimento das atividades realizadas em uma empresa. Quando eles não são alcançados, há algo de errado e é necessário mudar o rumo de sua gestão.

Seguindo essa linha de pensamento, crie métricas de produtividade para que qualquer colaborador envolvido em seu processo produtivo saiba como encontrar problemas no funcionamento de seus equipamentos.

Desse modo, fica mais fácil de identificar quando o tempo de inatividade está atrapalhando o desempenho de sua administração.

3. Trabalhe com serviços gerenciados por fornecedores

Um empresário é um profissional que possui inúmeras responsabilidades. Seja contratar um novo funcionário, seja escolher qual software deve ser utilizado em sua gestão, por exemplo, todas as suas decisões precisam ser baseadas em informações concretas e certeiras.

Infelizmente, alguns empreendedores acumulam funções em excesso e acabam perdendo o controle da situação.

Para evitar a inatividade de equipamentos, utilize serviços gerenciados por fornecedores que prestem um serviço de qualidade.

Dessa maneira, quando algo de errado acontecer, uma equipe de profissionais experientes e bem preparados estará de prontidão para solucionar esse problema.

Além disso, esse parceiro profissional deve possuir grande experiência de mercado e utilizar soluções e tecnologias modernas.

Consequentemente, a produtividade de sua empresa aumenta e você ganha tempo para dedicar-se às atividades mais importantes de sua gestão.

Hoje, você descobriu como eliminar o tempo de inatividade de seus equipamentos. Agora, aproveite para aprofundar esse conhecimento e veja como reduzir custos de TI na empresa!