Com a missão de manter o tráfego de informações que circula em uma empresa funcionando com excelência, a área de TI se tornou um dos alicerces mais importantes no entorno de uma organização. Para que as muitas tarefas existentes sejam executadas com a maior eficiência possível, manter os serviços gerenciados aparece como um dos pontos chave.

Quando se usa o tempo de maneira inteligente, fazendo manutenções periódicas nos equipamentos do patrimônio empresarial, ganha-se em muitos aspectos, como ter sempre o melhor maquinário disponível nas horas críticas, assim como não obter impedimentos na produtividade dos funcionários com lentidão dos computadores.

No post de hoje, vamos entender as diferenças entre manutenção preventiva e proativa e ver como melhor se aplica cada uma delas. Acompanhe!

Como funciona a manutenção preventiva e a proativa?

Quando se adquire um computador novo, ele está “limpo” de informações e funcionando com sua capacidade total. Entretanto, com o tempo, os programas, registros e arquivos utilizados vão deixando “lixo” dentro do computador, gerando um fator de desorganização operacional.

Isso causa as famosas lentidões no sistema e faz com que o hardware precise ser mais requisitado, diminuindo a vida útil das peças e dando um novo custo com consertos ou até mesmo novas compras.

Assim como um carro necessita de uma manutenção regular para funcionar com total potência, um computador não é diferente. Por isso, a importância da prevenção e proatividade no cuidado das máquinas é muito grande. A TI deve manter um controle sobre como estão ocorrendo os processos e fazer a limpeza dos computadores de tempos em tempos, não deixando muito prazo entre essas tarefas.

Tanto hardware como software devem ser tratados com o mesmo cuidado, usando as melhores práticas que existem no universo da TI, que está repleto de programas feitos especificamente para que essa atividade seja feita com objetividade e segurança.

É muito importante também que seja feita uma análise detalhada dos problemas ocorridos, que tiveram atuação de forma reativa, para que a ação preventiva possa ser executada. Se uma porcentagem dos problemas consiga ser detectada antes de acontecer, já há um ganho considerável para a empresa.

Quais os maiores ganhos para sua empresa com os serviços gerenciados?

Implantar serviços gerenciados na sua empresa trará ganhos principalmente em duas áreas: custo controlado com a tecnologia da informação e aumento de produtividade geral.

Quando todas as ações da TI são reativas, os problemas podem acontecer a qualquer instante, como em dias críticos do mês para o negócio. Se isso acontece, medidas de emergência devem ser tomadas, que podem incluir compras de equipamentos sem pesquisa aprofundada, pagamento de horas extras e perdas de prazos com possíveis juros e multas.

A prevenção dos problemas leva a uma maior tranquilidade no momento de pico de atividades. Afinal, quando for necessário que tudo esteja em perfeita ordem para atender grandes demandas, a manutenção proativa garantirá que os sistemas completarão suas tarefas com alto desempenho.

A produtividade se eleva quando os funcionários podem usar suas máquinas sem lentidão e travamentos. Muitos sistemas usados são pesados e exigem alto processamento interno e, com o passar do tempo, um computador que está com seus registros acumulados de dados desnecessários não consegue processar essas informações com a mesma eficiência.

Com esse cenário, é fácil perceber como ser proativo para encontrar soluções preventivas traz melhora no ambiente de trabalho e no resultado financeiro do negócio. Se sua empresa ainda não adotou essa filosofia de trabalho, procure estudar mais sobre o assunto, pois atuar com serviços gerenciados é uma importante ferramenta para lidar com a concorrência e entregar a qualidade esperada para os clientes.

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