A importância de se fazer um backup, mesmo que ocasionalmente, não é uma novidade aos mais familiarizados com a tecnologia. Se preocupar em fazer backup não significa apenas dar valor às informações armazenadas no HD, mas também estar ciente de que a internet é um “terreno” repleto de ameaças que visam roubar/danificar os dados.

Porém, mesmo que os usuários de PCs e dispositivos móveis até compreendam os benefícios do backup, pesquisas realizadas anualmente pela Back Blaze apontam que o número de usuários que nunca fazem backup é consideravelmente alto — embora venha reduzindo nos últimos anos.

Em 2008, o percentual dos que não davam importância alguma ao backup era de 38%! Na última pesquisa, divulgada em 2015, esse número caiu para 25% e ainda representa o hábito da maioria. A pesquisa também nos mostra que 23% dos usuários fazem esse procedimento anualmente, enquanto 8% realizam diariamente — confira aqui a pesquisa completa.

Se você chegou até esse post, certamente possui interesse em investir nessa eficiente medida de segurança. Pensando nisso, listamos 4 dicas imperdíveis para fazer seus backups com segurança e praticidade. Acompanhe.

1. Use softwares dedicados para backups

Para economizar tempo e estabelecer um esquema mais organizado, uma ótima dica é instalar um software específico para esse tipo de tarefa. Com isso, não será preciso fazer um backup manualmente, bastando configurar o programa para que ele faça a tarefa de maneira automática, uma excelente opção de software de backup gratuito é o cobian backup.

2. Invista em soluções para grandes volumes de dados

A sua empresa necessita fazer backups diariamente e isso envolve um grande volume de informações? O armazenamento convencional pode se tornar inviável nesses casos, visto que haverá necessidade de investir em hardwares/mídias de armazenamento — que, além de ocuparem espaço, podem ser danificados.  

Para atender a esse tipo de demanda, é importante contar com equipes especializadas, a fim de não só manter a segurança dos dados como também cuidar da integridade das informações armazenadas ao fazer um backup.

3. Determine os tipos de arquivos antes de fazer um backup

Fazer um backup é algo que demanda espaço em disco, tempo e, dependendo do caso, dinheiro. Portanto, evite selecionar arquivos que não sejam tão importantes assim — softwares populares, arquivos de multimídia que possam ser encontrados facilmente na internet etc.

Dê mais ênfase aos arquivos confidenciais e que não podem ser perdidos de modo algum. Em um ambiente corporativo, é fundamental garantir o backup de e-mails, relatórios, planilhas, comprovantes e demais registros que serão úteis futuramente.

4. Faça a criptografia dos dados

As ameaças cibernéticas crescem a cada dia, levando-nos a acreditar que todo cuidado na internet ainda é pouco. Por isso, para prevenir os arquivos que contenham informações de extrema importância para você e sua empresa, é imprescindível criptografar esses dados.

Garantindo a criptografia dos arquivos antes de fazer um backup, estará, também, garantindo que somente pessoas autorizadas — com acesso à autenticação — possam abrir os arquivos de forma inteligível. Possíveis invasores não conseguirão ter acesso a essas informações, que serão apresentadas em um formato de impossível compreensão ou interpretação.

Agora que você recebeu nossas dicas importantes sobre como fazer backup de maneira eficiente, que tal contribuir para que outras empresas também aprendam a se proteger? Basta compartilhar nosso conteúdo nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.