Toda otimização de processos em uma empresa precisa ser bem estruturada e com um objetivo: trazer benefícios. Essa prática passa pela integração dos departamentos, colaboradores e procedimentos. A melhor forma de começar a planejar, é mapear os processos e, para isso, você pode usar uma série de aplicações. Durante a jornada, você precisará de ferramentas que serão vitais para uma melhor gestão.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais aplicativos gratuitos para otimizar processos em seu negócio. Acompanhe!

1. Google Drive

Contando com serviços de armazenamento de arquivos e gerenciamento de documentos, o Google Drive oferece um espaço de até 20GB em nuvem, totalmente gratuito. Nele, é possível administrar dados de diversas extensões, além de utilizar editores de textos, planilhas, apresentações e outros.

A proposta mais interessante da ferramenta é a otimização para desenvolver um trabalho em equipe, onde os documentos são acessados e editados por várias pessoas. Cada modificação fica registrada e o usuário pode verificar quem ajustou cada ponto. O programa ainda é acessível de praticamente qualquer lugar, seja pelo navegador do PC ou aplicativos mobile.

2. Google Hangouts

O Google Hangouts é uma ferramenta excelente para a comunicação do seu time, já que oferece um visual parecido com os chats das mídias sociais. É fácil de gerenciar, convidar pessoas e até fazer backup da conversa para uso posterior. Como todos serviços da empresa, o Hangouts garante privacidade, criptografia e atualizações constantes.

3. Evernote

Queridinho entre os entendidos em produtividade no trabalho, o Evernote é, basicamente, um serviço de anotações para inserir notas de voz, texto, links, prints de páginas, endereços, entre outros.

Nele, dá para criar cadernos temáticos, ir adicionando tudo que tiver alguma relação com o assunto e o melhor: coletivamente. Ideal para gerar novas ideias ou olhares sobre um mesmo tema. O serviço pode ser acessado por meio do navegador e apps mobile.

4. Slack

O Slack é uma solução que unifica e-mail, armazenamento em nuvem e mensagens instantâneas, fazendo com que a comunicação com o cliente se aconteça de uma forma mais simples e com todos os dados na palma da mão. Sua versão gratuita oferece diversos recursos interessantes, porém, a paga, é muito completa.

5. SurveyMonkey

O app SurveyMonkey possibilita ao empresário criar questionários e pesquisas para enviar aos seus colaboradores ou clientes, monitorando os resultados em tempo real no local e na hora que bem entender. A criação do seu questionário é bem simples e leva poucos minutos, o que faz com que você consiga completar sua pesquisa em pouquíssimo tempo.

Além de facilitar a comunicação e o fluxo dos trabalhos, o SurveyMonkey ajuda a:

  • Reduzir custos e a possibilidade de surgirem erros.
  • Aumentar a qualidade do produto, serviço, atendimento e eficiência.
  • Elevar o potencial competitivo, pois a torna mais preparada para enfrentar dificuldades do mercado e crise.
  • Otimizar processos.
  • Melhorar a tomada de decisões.
  • Fazer uma melhoria constante na realização das tarefas, entre outros.

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