Muitos problemas que fazem um computador precisar de manutenção são questões de atenção. Saber onde clicar, o que baixar e o que observar para ver a saúde do computador não é algo tão fácil. Pode ser comparado ao motorista que sabe bem como um carro funciona e aquele que só sabe entrar e dirigir.

Não é nossa intenção torná-lo um “mecânico de computadores”, mas também não precisa ser alguém que só se senta na frente do PC e não entende o que está acontecendo.

Por isso, separamos os 5 principais motivos que fazem com que um computador precise de manutenção. Assim, o usuário pode, pelo menos, relatar de forma coerente o problema ao solicitar suporte técnico.

1. Ausência de antivírus

Em questões de segurança, é sempre necessário nivelar por baixo. Nem sempre é possível se precaver de vírus, malwares e outros agentes maliciosos simplesmente com bom senso e atenção.

Quando não são utilizados antivírus e firewalls, o computador fica sujeito a vírus que, no melhor dos casos, deixam o PC lento. No pior dos casos, podem acessar sua webcam, senhas salvas ou ainda arquivos do computador.

2. Excesso de softwares desnecessários

Mesmo que o computador tenha uma grande quantidade de espaço livre no HD, manter instalados programas que não são utilizados é um erro. Aliás, um erro muito comum.

Programas, ao serem instalados, escrevem informações no registro do sistema operacional e geralmente iniciam com a máquina. Isso significa inicializações mais lentas e maior lentidão na execução de outros programas.

3. Falta de manutenção preventiva

Conforme arquivos são armazenados, programas são executados e o sistema operacional faz coisas que sistemas operacionais fazem, o HD vai se tornando terra de ninguém. Isso quer dizer que depois de um tempo o sistema operacional não consegue encontrar tão facilmente o que precisa.

O computador acaba ficando lento, ou seja, não tem o desempenho que deveria. Isso ocorre quando não se desfragmenta o disco, não é executada sua varredura em busca de erros ou ainda não são rodados programas de limpeza.

4. Desligamentos incorretos

Em outros tempos, era bem comum que assim que o computador travasse o usuário apertasse imediatamente o botão de desligar. Com a conscientização evoluída, a maioria das pessoas sabe que essa ação pode danificar os componentes, principalmente o HD. Como todo mundo também sabe, HD custa caro, mas a informação armazenada custa muito mais.

5. Falta de atenção na instalação de softwares

Aqui está um dos maiores problemas atuais. Ao precisar de um programa, o usuário digita o nome do programa no Google e clica no primeiro link. Não observa o nome do site, o tamanho do arquivo, a fonte, nada. Clica no arquivo executável sem ler e vai apertando “Próximo” até terminar.

Nesse processo, ele instalou outros três programas que estão chafurdados no navegador, no registro e até mesmo com funções críticas, como controlar a segurança.

Por causa disso, o computador fica lento, já que muitos desses programas “roubam” o processamento da máquina. Isso ainda inviabiliza a utilização do navegador ao inserir barras de ações, alterar fontes e mudar mecanismos de busca.

Agora você sabe mais sobre os sinais que indicam e fazem um computador precisar de manutenção. Para evitar que o pior aconteça, a sugestão final é manter os dados mais importantes salvos na nuvem ou em um HD externo. Se necessário, contrate uma empresa de confiança para prover as soluções para evitar e resolver os problemas mencionados.

Gostou deste artigo? Siga-nos nas redes sociais — Facebook, YouTube e Foursquare — e aprenda muito mais!