Você sabe qual é o melhor antivírus para computador? Se respondêssemos a essa pergunta assim, de bate-pronto, poderíamos não fazer a melhor recomendação. Isso porque a escolha de um antivírus envolve alguns cuidados e detalhes.

Contar com um bom antivírus sempre foi fundamental até mesmo para usuários domésticos. Porém, um bom sistema antivírus é ainda mais importante nos dias de hoje, afinal, muitos dados valiosos são armazenados nas máquinas e novas ameaças surgem constantemente na internet.

O mercado de proteção para computadores está cada vez mais competitivo, com várias novas empresas surgindo com soluções bastante viáveis, enquanto as marcas mais reconhecidas estão sempre se renovando. Diante de tantas opções, como escolher a melhor?

Neste post, explicaremos sobre os principais pontos que você deve considerar antes de escolher o antivírus para computador. Confira!

A configuração do computador deve ser levada em conta

Todo o tipo de software requer uma configuração mínima de hardware para garantir um bom funcionamento sem comprometer o desempenho da máquina. Com os antivírus isso não muda — afinal, não deixa de ser um software.

Antes de selecionar os “candidatos” preferidos, procure analisar os requerimentos mínimos de cada produto e veja se os computadores em questão suportam a tecnologia. Lembrando que o fato de um sistema ser mais pesado que o outro não reflete na qualidade da proteção.

No mais, é uma ótima ideia levar em consideração os programas que priorizam o desempenho. Dessa forma, o antivírus não impedirá o usuário de realizar suas tarefas por conta de travamentos e/ou lentidão no processamento.

Os antivírus pagos não são necessariamente os melhores

Muito se acredita que os sistemas pagos têm qualidade superior. Embora alguns dos nomes mais consagrados, como Norton (Symantec), Kaspersky e NOD32 (ESET), sejam produtos confiáveis e de alto nível, há sistemas gratuitos que não ficam para trás!

A questão é que o retrospecto de um antivírus não define a qualidade de uma versão atual. Em muitos casos, uma solução gratuita como Avast ou Bitdefender podem oferecer uma proteção equivalente — ou até superior — ao das grandes fabricantes, com a vantagem de serem totalmente free.

Relatórios de sites específicos são uma ótima fonte

De acordo com o que dissemos anteriormente, a qualidade de um antivírus pode sofrer alternâncias de uma versão para outra. E o melhor meio de saber quais são os mais eficientes do mercado é consultar relatórios e comparativos feitos por sites especialistas em segurança, como:

Não é necessário ser nenhum expert no assunto para interpretar os dados — já que os sites publicam para acesso geral. Através das notas e comentários, é possível saber o nível de eficácia na detecção de vírus e arquivos maliciosos, o percentual de falsos positivos, assim como o desempenho e outros fatores relevantes na escolha do melhor antivírus para computador.

Faça as suas próprias comparações entre os antivírus para computador

Os dados disponibilizados nos relatórios são a melhor fonte que se pode conseguir. No entanto, para saber qual antivírus executa melhor nos computadores da empresa e que possui a interface mais agradável e fácil de utilizar, o ideal é fazer os testes por conta própria — caso tenha tempo para isso.

Praticamente todos os antivírus para computador pagos possuem versões de teste que permitem até 30 dias de avaliação. Sendo assim, consulte quais são os mais bem avaliados e não hesite em testar cada um deles.

E então, pronto para escolher um bom antivírus para computador? Permita que os seus amigos também aprendam a fazer a escolha certa, compartilhe o conteúdo nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.