Em tempos de crise, reduzir custos de TI deve ser visto como um fator estratégico. Ter uma infraestrutura que precise de poucos recursos para ser mantida facilita o direcionamento financeiro e dá mais capacidade para a empresa investir em novas ferramentas. Assim, a companhia pode manter-se competitiva mesmo quando precisa eliminar gastos.

Quer saber como isso pode ser feito? Então veja 4 dicas pra reduzir custos de TI. Acompanhe!

1. Automatize rotinas

Uma das vantagens da tecnologia é a facilidade com que rotinas podem ser automatizadas. Eliminando a necessidade de processos serem executados manualmente pelos técnicos de TI, a empresa consegue direcionar de forma mais eficaz as suas tarefas e, ao mesmo tempo, diminuir o número de falhas ocasionadas por erros operacionais.

Rotinas de backup e monitoramento de sistemas, por exemplo, estão entre as atividades que são automatizadas facilmente. Ao agendar processos de cópia de dados e configurar alertas de segurança, o responsável pela área poderá reduzir falhas e focar em processos críticos.

2. Otimizar equipamentos

A otimização da infraestrutura deve ser feita com o objetivo de maximizar a performance de cada dispositivo, reduzindo o número de falhas e adequando as ferramentas de TI de acordo com o perfil do negócio. Esse trabalho pode ser feito de forma contínua, adaptando as características de sistemas e dispositivos conforme a empresa muda os seus projetos e metas.

A estratégia de otimização deve ser baseada no alinhamento de objetivos de todos os setores da empresa. Mantendo canais de comunicação ágil, o gestor pode modificar as suas políticas operacionais para que as soluções de TI possam ser integradas ao negócio facilmente, reduzindo gastos causados por investimentos mal planejados.

3. Adotar indicadores de desempenho

O uso de indicadores de desempenho é uma estratégia utilizada por várias empresas a fim de obter uma visão precisa sobre o ambiente operacional e sobre como vários fatores impactam os custos das atividades. Além disso, cada KPI permite que gestores rastreiem com precisão a origem de problemas e gargalos no fluxo de trabalho.

No ambiente corporativo, os indicadores devem ser definidos de acordo com o perfil de cada time e dispositivo. Após a análise das métricas, o gestor precisa criar estratégias para eliminar problemas e, assim, reduzir as chances de nova falhas ocorrem.

Dessa forma, a empresa pode eliminar custos atacando pontos que impactam negativamente a performance dos equipamentos de TI.

4. Invista na computação em nuvem para reduzir custos de TI

A computação em nuvem é uma das principais tendências em TI dos últimos anos. Ao investir nela, a empresa pode tornar a sua infraestrutura mais eficaz, flexibilizar as rotinas de trabalho e direcionar de forma precisa os seus recursos.

Soluções na nuvem, como os softwares licenciados por meio do SaaS (Software as a Service, ou Software Como Serviço, em tradução livre) possuem um modelo de negócios em que a empresa paga de acordo com o número de recursos utilizados. Consequentemente, a companhia eliminará gastos com serviços não utilizados, além de manter uma infraestrutura personalizada conforme as suas necessidades.

Vale destacar, também, que o investimento em cloud computing pode auxiliar o negócio a ter uma infraestrutura de TI segura e confiável. Assim, a companhia terá mais capacidade de proteger-se contra ameaças digitais.

Agora você já sabe como efetivamente reduzir custos de TI. Aproveite para aprofundar seus conhecimentos para otimizar o trabalho de seu setor de tecnologia. Baixe o nosso guia completo sobre segurança de dados!