Após as operadoras de telecomunicações anunciarem que mudariam seu modelo de negócios para franquias com limite de dados, muitas pessoas começaram a olhar para o consumo da banda de internet com mais atenção. Afinal, ninguém quer pagar mais caro na fatura no final do mês ou navegar com velocidade reduzida.

Por isso, vamos mostrar algumas formas para você descobrir qual é o consumo de sua internet.

Por meio do site das operadoras

Por determinação da Anatel, todas as operadoras que possuem planos de franquia de internet limitadas — ou seja, que limitam o uso dos dados após o atingimento do plano contratado — devem disponibilizar aos seus usuários um espaço para acompanhamento do consumo.

A NET, por exemplo, oferece um portal em que o usuário pode visualizar seu consumo. Já os clientes da Vivo podem monitorar sua internet fixa por meio de um aplicativo chamado Meu Vivo Fixo ou pelo site.

No sistema operacional

A partir da versão 8, o Windows conta com um painel nativo bem simples para acompanhamento do consumo de banda. Nele, você consegue ter uma visão geral do uso de dados referente aos últimos trinta dias, além de acompanhar quais aplicativos consomem mais banda. Para acessá-la, basta clicar em Iniciar, depois em Configurações e, por fim, Uso de dados.

Os usuários de MacBook também contam com uma opção semelhante: trata-se do Monitor de Atividade. Vale lembrar que essa aplicação mostra apenas informações diárias até momento em que o computador é desligado, ignorando o consumo de outros aparelhos. Para acompanhar, clique em Ir, depois em Utilitários, em Monitor de Atividades e, por fim, em Rede.

Por meio de aplicativos

Há uma gama muito grande de aplicativos que te ajudam a descobrir o consumo de internet. O GlassWire, por exemplo, é um software gratuito que mostra de forma gráfica todo o tráfego de sua internet, além de funcionar como uma espécie de antivírus, auxiliando na remoção de potenciais ameaças à segurança de seus dados.

Outra opção é o NetLimiter, que, além de mostrar o consumo de dados, ainda permite ver e limitar os aplicativos estão utilizando mais banda. O Cucusosft Net Guard é outra opção recomendada, com o adicional de permitir que você defina uma cota mensal com direito a receber lembretes quando o limite de download estiver muito próximo do contratado.

Por meio da rede local

Lembre-se que as soluções mostradas acima monitoram a rede apenas do próprio computador, deixando outros dispositivos de fora desse controle. Se você utiliza outros aparelhos conectados à mesma rede, como smartphones ou tablets, a banda consumida por eles não será contabilizada. A maneira mais fácil de descobrir o consumo entre todos os aparelhos é por meio do seu roteador, pois todo o fluxo de internet banda larga passa por ele.

A primeira opção é verificar se o modelo de seu roteador tem alguma ferramenta de monitoramento de tráfego. Consultar o manual do aparelho pode ajudar a descobrir essa informação. Caso contrário, você pode utilizar o BitMetter OS, que mede em tempo real a velocidade e o consumo da banda de internet de toda a sua rede, pois tudo é executado online.

E aí? O que você achou desse artigo? Que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.