Mais do que nunca, estamos em uma época na qual cuidar dos dados sigilosos se tornou uma questão de sobrevivência no mercado empresarial. A ocorrência de ataques DDoS e ransomwares está cada vez maior, então a segurança da informação se tornou foco de empresários e diretores de TI.

É importante entender que manter os dados de uma empresa seguros não é para proteção somente do próprio negócio, mas também dos seus clientes e de todas as pessoas ligadas a ele de alguma forma. Por vezes, um vazamento de dados deixa danos irreversíveis na imagem de uma organização.

Princípios básicos da segurança da informação

A segurança da informação possui três princípios básicos que devem ser seguidos para garantir a maior eficiência possível. São eles:

  • confidencialidade;
  • integridade;
  • disponibilidade.

A confidencialidade diz que as informações devem ser acessíveis somente para aqueles que possuem autorização para isso. Para alcançar esse objetivo, são usadas a criptografia dos dados e a autenticação de credenciais das pessoas que tentam esse acesso.

Quando um arquivo virtual é buscado, seus dados precisam estar completamente livres de modificações não autorizada, ou seja, eles devem estar íntegros. O princípio da integridade se preocupa em garantir que o que está sendo apresentado é realmente o que a pessoa procura.

A disponibilidade deve ocorrer sempre que alguém autorizado necessita das informações protegidas. Uma informação, mesmo guardada com total segurança, deve estar disponível sempre que preciso.

Cuidados com segurança dos seus dados

Seguindo os princípios da segurança dos dados, é possível montar uma estratégia para manter as informações resguardadas. Alguns cuidados são essenciais para que os processos sejam iniciados da forma correta e mantidos, mesmo com a expansão do negócio. Vamos ver quatro deles:

1. Criar políticas de segurança rigorosas

As políticas de segurança a serem implantadas devem ser bem definidas, sempre seguindo a natureza e necessidades do negócio. Depois de elas entrarem em vigor, os processos devem ser auditados periodicamente, para comprovar que estão sendo respeitados.

É importante salientar que políticas de segurança não significam bloqueios de endereços web. Elas devem deixar claro até que ponto pode ir o acesso de cada perfil de colaborador — inclusive de forma física.

2. Treinar todos os colaboradores

Não adianta ter políticas bem definidas se os colaboradores continuarem abrindo aquele anexo de um e-mail de remetente desconhecido.

Dar conhecimento aos usuários é tão importante quanto usar programas de segurança. Porém, nem todos os responsáveis pelas empresas costumam perceber esse ponto.

3. Escolher produtos com sucesso comprovado

Para manter os arquivos guardados em servidores próprios, é extremamente necessário adquirir firewalls e softwares de segurança de fornecedores confiáveis.

Uma solução ainda mais eficiente é migrar os arquivos da empresa para a nuvem, onde as grandes empresas da tecnologia oferecem serviços com a maior eficácia possível e garantem que os dados serão protegidos sempre por softwares de última geração.

4. Ter uma equipe especializada ou encontrar um parceiro para cuidar da segurança

É muito importante que os profissionais da segurança das informações sejam especialistas, altamente capacitados no assunto. Caso a empresa não queira contratar esses funcionários, encontrar uma consultoria para cuidar desse serviço é normalmente o melhor caminho.

Para encontrar o parceiro correto, é preciso que ele tenha capacidade de entregar o que promete. É importante verificar suas referências de mercado e saber o quanto ele está empenhado com o sucesso da empresa contratante.

Esses são os principais passos que uma empresa deve tomar para garantir que a segurança da informação de seus arquivos esteja sempre à frente de atacantes mal-intencionados.

Gostou de descobrir como cuidar bem de suas informações? Então, baixe nosso e-book sobre segurança de dados e saiba tudo a respeito do tema!