Manter seus arquivos centralizados em um servidor online para ter acesso a eles sempre que for preciso e, fazer cópia de toda sua biblioteca de dados são coisas bem diferentes.

Apesar de gerar muita confusão, o armazenamento e o backup online têm funções distintas e, se usados da forma correta, são capazes de salvar suas informações naqueles momentos em que mais precisa. Descubra abaixo as diferenças entre armazenamento na nuvem e backup!

Como funciona o armazenamento na nuvem?

Armazenamento em nuvem é um serviço oferecido pelo Dropbox, Google Drive e outros e a maioria das pessoas já testou, seja para uso profissional ou pessoal. Eles mantêm seus arquivos protegidos de problemas com formatações, exclusões involuntárias, quebra e outros.

Outra vantagem é que a edição dos arquivos é facilmente feita de qualquer lugar, sem que seja preciso estar no escritório para isso e em seguida, todos os outros colaboradores têm acesso remoto a essa versão com novas atualizações.

Com esse tipo de serviço é possível manter todos arquivos em nuvem acessíveis de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet, como smartphones ou tablets. Não se engane, ele não cria cópias, somente mantém os arquivos centralizados em um servidor online para que faça suas atualizações e tenha acesso aos documentos em sua última versão, onde quer que esteja.

Como funciona o backup em nuvem?

No backup em nuvem, uma cópia de todos arquivos da empresa ou rede de computadores é gravada na nuvem, em períodos pré estabelecidos, oferecendo maior segurança àquelas informações vitais para a empresa. Esse é um modelo muito apropriado, uma vez que evita os tradicionais salvamentos, sem a necessidade de tirar do local para oferecer uma proteção completa (contra assaltos, incêndios e outros contratempos).

Qual é a melhor opção?

Cada plataforma tem funções diferentes. No armazenamento na nuvem, os arquivos ficam centralizados, sendo atualizados e ficando disponíveis para quem precisar acessá-los de onde estiver, enquanto no backup em nuvem, a biblioteca de arquivos é salva inteiramente em uma data pré estabelecida e não pode sofrer alterações online.

Os usuários que precisarem utilizar esses documentos terão acesso a uma versão que talvez não seja a mais atual, porém, que terá dados importantes sobre o assunto.

Em questão de segurança, o que oferece maior proteção é o backup em nuvem, pois ele cria cópias dos arquivos e os mantém protegidos de qualquer ameaça, enquanto que, o armazenamento na nuvem, por estar à disposição de qualquer funcionário em qualquer lugar, fica suscetível a vírus, quebras de arquivos e outros.

Se essa é a sua opção, é preciso ficar atento para descobrir como fazer um backup de forma eficiente e segura.

Cada ferramenta possui uma utilização específica dentro das empresas: enquanto o armazenamento na nuvem centraliza os arquivos, permitindo acessá-los em sua versão mais atual de onde quer que você esteja, o backup, guarda uma cópia, para o caso de perda total, garantindo assim, que os dados estejam intactos desde sua última versão registrada.

Gostou das dicas? Então, confira nosso Guia completo sobre backup na nuvem!