Se, antes, as empresas brasileiras eram classificadas como pouco maduras em infraestrutura tecnológica, hoje a realidade é diferente. Nas últimas décadas, as organizações passaram a reconhecer sua importância e a investir mais recursos nessa área.

Aliás, a compreensão de que a tecnologia da informação é um investimento e não um gasto já mostra uma grande evolução. De fato, se o mundo corporativo está apostando cada vez mais na infraestrutura de TI é porque existem bons motivos para isso.

Portanto, no post de hoje conheceremos melhor esse conceito, suas principais vantagens e como realizar sua aplicação em uma empresa. Continue lendo!

O que é infraestrutura de TI?

Refere-se, basicamente, a todos os aparatos tecnológicos disponíveis em uma empresa. É composta por um conjunto de equipamentos, redes, instalações e sistemas necessários para a existência, a operação e o gerenciamento da TI da organização.

A partir dela, é possível desenvolver, testar, entregar, controlar e suportar soluções de TI para os funcionários, parceiros e/ou clientes. Ou seja, a infraestrutura de TI consiste em todos os componentes que desempenham algum papel nas operações gerais de tecnologia da informação.

Vale lembrar que elementos como hardware, software e redes só são convertidos em serviços por meio da ação humana, isto é, os colaboradores também fazem parte da infraestrutura de TI, contribuindo com seus conhecimentos, experiências e habilidades.

Qual a sua importância em uma empresa?

Como mencionado anteriormente, existem bons motivos para esses investimentos em TI. Vamos conhecer alguns deles:

Aumento na produtividade

A tecnologia facilita alguns processos burocráticos, o que estimula os funcionários a serem mais engajados e faz com que eles tenham mais tempo para a realização de atividades mais estratégicas.

Assertividade na tomada de decisões

As soluções tecnológicas fornecem informações precisas e fiéis à realidade, facilitando e agilizando a tomada de decisões. Além disso, graças à mobilidade, essas atividades podem ser realizadas a qualquer momento por meio de qualquer dispositivo.

Melhoria na qualidade dos produtos/serviços

A padronização das atividades e dos fluxos de trabalho faz com que a linha de produção tenha mais foco em resultados. Dessa forma, a qualidade dos produtos ou serviços se torna mais elevada.

Redução de custos

Todos os benefícios citadoscontribuem para reduzir custos operacionais, refletindo de maneira positiva no financeiro da instituição. Um exemplo são os fluxos de trabalho, que evitam atrasos e retrabalhos quando bem definidos.

Como implementar uma boa infraestrutura de TI?

O primeiro passo é analisar a situação da empresa e definir as necessidades de cada área e o apoio que se espera da tecnologia. Depois disso, escolhem-se os fornecedores. Esse momento exige bastante cuidado, pois é preciso contar com parceiros que ofereçam as soluções corretas e um bom suporte ao cliente.

Logo após, o foco é encontrar as soluções adequadas. Opte por aquelas mais descomplicadas, que auxiliarão a gestão e o controle no cotidiano. Outro ponto que merece atenção é a escalabilidade tecnológica, isto é, a capacidade de adaptação da solução diante do crescimento e desenvolvimento do negócio.

Também é preciso ter consciência da necessidade de constante análise e renovação, buscando uma manutenção efetiva. Em suma, a infraestrutura de TI pede um alinhamento entre os atores internos e externos, para que os processos sejam continuamente otimizados e a organização consiga alcançar seus objetivos, crescendo de forma saudável no mercado competitivo.

Realizar a implementação da infraestrutura de TI pode ser considerado um desafio, mas vale a pena. Quando bem-sucedida, ela se torna uma grande aliada estratégica, agregando valor ao negócio e garantindo destaque perante a concorrência.

Esse artigo ajudou a entender melhor a infraestrutura de TI? Para receber as nossas atualizações de conteúdo e se manter sempre bem informado, assine a newsletter!