Certamente, a LGPD veio para implementar mudanças severas no que diz respeito ao tratamento de dados referentes às estratégias de marketing e captação nos negócios.

No entanto, mesmo que já seja um assunto bastante falado, muitos empreendedores e gestores ainda possuem dúvidas a respeito do seu conceito, seus princípios e principais impactos que são gerados nas empresas.

Sendo assim, no post de hoje, nós tiraremos todas as suas dúvidas sobre essa lei. Boa leitura!

Afinal, o que é a LGPD?

Em geral, podemos definir que a LGPD (sigla para Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) nada mais é do que um conjunto de diretrizes e obrigações que empresas e organizações devem seguir em relação à coleta, armazenamento e ao tratamento de dados. Esse processo pode ser online ou off-line.

No entanto, devemos levar em consideração um ponto importante: esse tipo de lei possui uma aplicação extraterritorial. Em outras palavras, isso quer dizer que a LGPD é aplicada independente do lugar onde a empresa esteja instalada, ou onde os dados costumam ser tratados pelas marcas.

Quais são os princípios da LGPD?

Tendo a LGPD em vigor, não basta somente que a sua empresa atribua bases legais em seus leads, a fim de que estejam em conformidade com a lei. A questão é que, o fato da marca conduzir a base de leads de maneira legal, isso não significa que ela não deva se atentar às outras questões impostas pela LGPD.

Assim, para garantir que todos os processos estejam dentro da lei, a LGPD tem seus princípios, que são, respectivamente:

1. Adequação e finalidade

Para começar, esses dois princípios ressaltam a questão de que um negócio não deve dispor de dados pessoais da maneira que achar conveniente. Logo, esses dados precisam ter finalidades específicas, e além de tudo, tais finalidades precisam ser informadas de maneira clara aos titulares.

2. Necessidade

Toda e qualquer utilização de coleta de dados precisa restringir-se ao mínimo necessário para conduzir as finalidades que foram abordadas e planejadas pela corporação.

3. Transparência

Se tratando da transparência, esse princípio basicamente busca garantir aos titulares dos dados pessoais, informações mais precisas, claras e que sejam facilmente acessíveis — no que diz respeito ao tratamento dos dados.

4. Não discriminação

Por último, e não menos importante, temos o princípio da não discriminação. Isso quer dizer que esse ressalta a impossibilidade de fazer o tratamento de dados com objetivos abusivos ou ilícitos.

Qual é a importância da LGPD para os negócios?

Sabendo do conceito e da importância da LGPD, está na hora de entender a importância de todo esse processo para uma empresa. Olhando para o lado do consumidor, temos mais segurança. Olhando para o aspecto empresarial, percebemos os processos mais robustos e confiáveis.

Ou seja, quando empresas aplicam a LGPD, isso dá aos gestores a certeza de que eles estão seguindo o padrão mínimo exigido e qualidade no mercado. Com isso, fica ainda mais fácil conquistar clientes, uma vez que o mercado percebe quando a empresa se preocupa com a segurança e o tratamento correto dos dados.

Gostou desse artigo? Agora que você já tirou suas dúvidas sobre a LGPD, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o tema? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outros conteúdos relacionados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *