Falar sobre a necessidade de investimentos em tecnologia da informação nas empresas pode soar como lugar-comum. Ainda assim, por mais que o próprio mercado exija o suporte tecnológico como forma de angariar vantagem competitiva, não é rara a existência de empresários que desprezam a gestão de TI em seus negócios.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, o sucesso empresarial está intimamente relacionado com uma eficiente gestão dos ativos de tecnologia. Assim, esse tipo de investimento deixa de ser apenas uma opção para se tornar uma necessidade dos empreendedores que possuem ambição de crescimento e evolução do negócio.

Nesse post, vamos apresentar os principais benefícios de realizar a gestão de TI em sua empresa. Acompanhe!

1. Informação é tudo

O mercado dá evidências diárias de que a informação passou a ser o principal ativo das empresas. Independentemente do ramo de negócio, a empresa que consegue utilizar esse precioso bem de forma efetiva está no caminho certo para se destacar.

No entanto, não basta possuir a informação, é necessário processá-la e extrair indicadores que ofereçam condições de apresentar um diferencial aos clientes. Sob essa ótica, a gestão de TI possui papel fundamental no processo, permitindo o processamento inteligente e focado nos interesses da organização.

2. Inovação

Nenhum gestor deseja ver sua empresa estagnada, isso é fato. Nesse sentido, uma adequada gestão de TI permite à organização estar alinhada com os mais modernos (e eficientes) recursos tecnológicos, se posicionando sempre em vantagem com relação à concorrência.

Mais que isso, os recursos adequados proporcionam condições para o desenvolvimento de novos processos e produtos, transmitindo ao mercado uma imagem clara de empresa inovadora e alinhada com a modernidade.

3. Aumento de produtividade e rentabilidade

Esse é um benefício imediato de uma boa gestão de TI. A automação e organização dos processos internos e externos tende a eliminar o desperdício de tempo. Com isso, os funcionários podem dedicar seus esforços ao que realmente interessa, ou seja, à produção de bens e serviços.

As consequências naturais são o aumento no volume de negócios e redução dos custos operacionais. Cria-se uma verdadeira “espiral de crescimento”, onde parte dos novos recursos pode ser reinvestida em TI, mantendo a gestão tecnológica atualizada e proporcionando cada vez mais rentabilidade.

4. Torna o negócio mais inteligente

Uma das principais vantagens do investimento na gestão de TI é a possibilidade de obtenção de relatórios e dados estatísticos sobre o negócio. Isso oferece ao gestor uma visão estratégica da empresa e permite identificar oportunidades de melhoria.

Indicadores difíceis de obter de forma “manual” passam a fazer parte do cotidiano da administração, permitindo dedicação efetiva ao planejamento de ações para atendimento de demandas prementes. Esse diferencial dá condições de atuar antes mesmo dos problemas ganharem corpo, o que proporciona um diferencial competitivo invejável.

5. Melhora a relação com o mercado

A empresa que investe de forma inteligente e sólida em tecnologia é bem vista pelo mercado. E isso se traduz em mais (e melhores) oportunidades de negócio. Clientes e fornecedores, em geral, sempre dão preferência às organizações que demonstram estar alinhadas com a evolução tecnológica.

E isso não acontece por acaso, mas porque vislumbram nessas empresas a possibilidade de também melhorar seus processos e atender de forma ágil suas necessidades. Assim é que empresas que oferecem mobilidade e acesso às informações em tempo real angariam vantagens que geram novas e mais rentáveis negociações.

Uma gestão de TI eficiente é um dos caminhos mais seguros para o sucesso empresarial. Investimento em ativos de tecnologia é cada vez mais uma decisão inteligente e que alavanca bons negócios para a empresa.

Gostou do post? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais!