O uso de soluções de TI no ambiente corporativo impacta uma empresa de várias maneiras. Investindo em tecnologia e informática, o negócio torna-se competitivo, mais eficiente e produtivo. E, em tempos de crise, possuir uma cadeia operacional com essas características é crucial.

Mas quais são os reais motivos que levam uma empresa a aumentar os seus investimentos em TI? Conheça quatro no nosso post de hoje!

1. Redução de custos

Ferramentas de TI podem ter um impacto direto nos custos operacionais do negócio. Seja com a ampliação da mobilidade ou a flexibilização de rotinas internas, o empreendimento contará com uma quantidade maior de recursos para investir em inovação.

O licenciamento de softwares por meio de modelos com o SaaS (Software as a Service, ou Software Como Serviço, em português) é um exemplo. A empresa pagará apenas pelo número de licenças utilizadas, reduzindo gastos com chaves de software adquiridas, porém, não utilizadas.

2. Aumento de mobilidade

A mobilidade operacional pode ser vista como um fator estratégico para vários empreendimentos. Investindo em TI, a empresa consegue disponibilizar os seus recursos pela web aos seus profissionais. Consequentemente, a prestação de serviços será feita em mais locais, maximizando a capacidade do negócio atender a demandas de clientes.

Seja com o uso de sistemas baseados na nuvem ou de dispositivos móveis, a empresa conseguirá flexibilizar os seus processos internos. Dessa forma, regimes de home office são implementados com facilidade. Todos os profissionais contarão com as suas principais ferramentas de trabalho, além de meios para se comunicarem com os seus colegas de trabalho.

3. Ganho de produtividade

Manter-se produtivo é algo que qualquer empresa busca. Ao investir em tecnologia e informática, a empresa consegue melhorar a sua distribuição de tarefas e tornar os seus processos mais ágeis. Isso será obtido por meio de fatores como o ganho de mobilidade, automação de rotinas e eliminação de tarefas repetitivas.

O processo de backup de dados, que é realizado pelo setor de TI, por exemplo, pode ser feito de forma muito mais rápida e eficiente. O gestor de TI torna-se capaz de programar a cópia de arquivos automaticamente, dando mais tempo para técnicos auxiliarem os usuários ou investirem em projetos internos.

4. Mais competitividade para o negócio

Investir em tecnologia e informática traz um grande ganho de competitividade para uma empresa, especialmente em tempos de crise. Custos operacionais são reduzidos por meio de processos flexíveis e de maior mobilidade, dando ao negócio a capacidade para investir em novas ferramentas.

O ganho de inovação proporcionado pela tecnologia também impactará a capacidade do negócio atingir novos mercados. A empresa terá um pacote de serviços mais atraente, que pode converter um número maior de potenciais consumidores.

Vale destacar, também, que o tempo necessário para responder a demandas do mercado torna-se menor. A infraestrutura de TI terá alta escalabilidade. Como consequência, a empresa poderá modificar os seus recursos sempre que for necessário, atingindo a performance ideal independente da demanda de clientes.

Agora é a sua vez: a sua empresa investe em tecnologia e informática? Como isso é feito? Compartilhe a sua visão sobre o tema com a gente! Deixe um comentário!