Redes de computador fazem parte do nosso dia a dia. Elas conectam dispositivos para trocas de dados em alta velocidade, tornando rotinas mais simples e diretas. Em ambientes corporativos, elas são fundamentais para várias rotinas, como envio de emails e uso de cloud computing.

Quer saber como montar uma rede de computadores? Então confira!

Quais são os dispositivos necessários para criar uma rede de internet? 

O primeiro passo para criar uma rede de computadores é definir quais equipamentos serão necessários. Para escritórios e empresas de pequeno porte, deve-se utilizar um bom cabeamento, roteadores e, em alguns casos, pontos de acesso para ampliar o sinal do Wi-Fi. Além desses equipamentos, o modem será o principal dispositivo, uma vez que ele é responsável pela conexão com a web.

O roteador é o equipamento que vai compartilhar o sinal de internet com computadores e aparelhos móveis por meio de uma conexão sem fio. Ele pode ter sinal de 2,4 GHz e 5 GHz. Quanto maior a frequência, maior a quantidade de dados que podem ser enviados por um aparelho.

Para empresas que utilizarão a rede Wi-Fi como principal forma de se conectar à web, o tipo de tecnologia e a potência da antena devem ser um importante critério de escolha. Assim como a frequência, uma antena com maior capacidade de transmissão pode enviar dados a distâncias maiores, mesmo em locais com alto nível de interferência. Já os padrões (IEEE 802.11g, IEEE 802.11n, IEEE 802.11a, IEEE 802.11ac e IEEE 802.11b) se diferenciam pela capacidade de transmissão e ambiente de uso ideal.

Outro ponto de atenção é o cabeamento que será utilizado pela rede. O mais popular é o cabo de par trançado, que fornece suporte a conexões de até 1 Gbps e uma boa resistência a danos físicos. No entanto, esse tipo de tecnologia é suscetível a interferências eletromagnéticas e ruídos, o que pode prejudicar o seu uso em alguns ambientes.

Por fim, caso o local onde a rede será instalada tenha muitas paredes ou alto nível de interferência, pontos de acesso podem ser adquiridos para que seja possível ampliar a conexão para outros ambientes. Ele replicarão o sinal da rede, aumentando o seu alcance e a sua capacidade de envio e recebimento de dados.

Como montar uma rede de computadores

Assim que a conexão de internet for instalada, configure os dispositivos de compartilhamento de rede. O primeiro deles é o roteador. Ele será responsável pelo compartilhamento de sinal sem fio, configuração do DNS e distribuição de IPs entre os aparelhos.

A localização deve ser definida de tal forma que o sinal possa ter o máximo alcance possível. Portanto, evite locais próximos a paredes de concreto e muito isolados. Caso impressoras e HDs forem compartilhados pela rede, opte por manter o roteador próximo a tais dispositivos.

A configuração da rede é um dos pontos críticos. A faixa de IP utilizada sempre deve ser a mesma do roteador. Caso alguns aparelhos precisem ser acessados por várias pessoas, defina um IP fixo para eles, facilitando a sua localização.

Em alguns casos, pode-se ocultar o SSID da rede ou criar um filtro de MAC address para a conexão. Essa é uma medida simples, mas capaz de evitar vários ataques. Já a chave de segurança deve ser, preferencialmente, WPA2, uma vez que ela utiliza um padrão de segurança mais alto. 

Mantendo a rede confiável e com bom desempenho

Uma vez que a rede esteja configurada, devem ser tomadas medidas de manutenção para garantir o bom funcionamento da rede em médio e longo prazo. Você pode definir uma estratégia simples, que garante uma conexão de alta performance continuamente. Assim, podemos destacar:

  • Atualização de firmwares;
  • Verificação constante dos cabeamentos em busca de falhas;
  • Monitoramento da rede em busca de aparelhos não autorizados;
  • Troca regular da senha de acesso ao Wi-Fi.

Juntas, essas medidas simples podem manter a rede com um bom funcionamento mesmo em locais de difícil acesso ou com alto nível de interferências. A manutenção da rede deve ser feita continuamente, evitando que picos de acesso causem problemas para todos os usuários.

E ai, gostou do nosso post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.