Os sistemas de TI (tecnologia da informação) para empresas de serviço são excelentes opções para aumentar a eficiência e a competitividade das soluções oferecidas por advogados, médicos, dentistas, contadores etc.

Contudo, muitos empreendedores ainda não conhecem os benefícios dessa transformação digital ou buscam mais informações antes de tirar qualquer conclusão sobre o tema.

Se esse é o seu caso, continue a leitura e conheça as principais vantagens de utilizar a TI em empresas prestadoras de serviço.

Quais são os benefícios do uso de TI para empresas de serviço?

A tecnologia da informação traz inúmeros benefícios para as atividades de uma empresa:

Escalabilidade do empreendimento

A computação em nuvem, parte essencial da TI atual, está adequada à ideia de crescimento sem grandes acréscimos de custo (escalabilidade), uma vez que trata a computação como serviço e não como produto. 

Assim, caso as soluções sejam insuficientes para as novas demandas do negócio, basta a alteração de contrato para a sua perfeita adequação, próximo do que acontece com um plano de internet ou telefonia.

Redução da quantidade de trabalho

Assim como as máquinas de xérox substituíram as inúmeras horas de trabalho necessárias para copiar textos, livros, artigos e afins, hoje a TI oferece soluções que automatizam certas ações repetitivas ou rotinas empresariais. 

Nesse sentido, softwares de gestão, aplicativos de armazenamento na nuvem e outras soluções eliminam uma série de trabalhos que seriam realizados internamente. Por exemplo: emissão de folha de pagamentos, consulta processual em escritórios de advocacia, formatação de orçamentos odontológicos, backup de dados, coleta de informações para relatórios, dentre outros. 

Gestão adequada de informações

Um dos aspectos que mais contribuem para a eficiência da prestação de serviço é a disponibilidade das informações. 

No dia a dia, um médico, por exemplo, necessita de prontuários, listas de medicamentos, relações de materiais disponíveis, horários de atendimento etc. 

Por isso, softwares que centralizam os dados e os compartilham com os colaboradores da empresa contribuem para uma gestão mais adequada de suas informações. Isso fica ainda melhor com a possibilidade de acesso pela internet das opções de cloud computing.  

E mais: ao investir na computação em nuvem, a segurança e o backup dessas informações, muitas vezes sigilosas, serão assegurados por fornecedores especializados. 

Ambiente de trabalho mais ameno

A desorganização, a perda de dados, as falhas em redes e afins, além do aspecto financeiro prejudicam a qualidade do ambiente de trabalho, elevando os níveis de estresse, as horas extras para solução de problemas, as atribuições de culpa etc. 

Nesse sentido, as opções de cloud computing, manutenção e prevenção remota, monitoramento de redes e backup eficiente contribuem para a melhoria da qualidade de vida no trabalho, porque eliminam problemas do cotidiano das empresas de serviço.

Satisfação dos clientes

O acesso mais rápido à informação, um ambiente de trabalho mais ameno e rotinas automatizadas impactam na velocidade e qualidade dos serviços prestados, tornando as atividades mais ágeis e permitindo o aumento do tempo gasto com cada cliente. 

Logo, a TI para empresas de serviço abre excelente caminho para aumentar a satisfação dos consumidores.

Por que utilizar a TI em prestadoras de serviço? 

A inclusão da tecnologia da informação nas empresas prestadoras de serviço tornou-se uma necessidade. 

Afinal, a combinação de maior eficiência e escalabilidade cria uma vantagem competitiva, que, com o passar do tempo, tende a retirar do mercado os empreendedores não adaptados às novas circunstâncias. 

Por isso, encontrar os recursos de TI adequados as suas necessidades deve ser visto como uma prioridade para os gestores de empresas prestadoras de serviço.

Qual o modelo ideal para empresas prestadoras de serviço? 

De maneira geral, as opções de suporte remoto e computação em nuvem tendem a ajudar bastante as empresas prestadoras de serviço.  

Isso é assim porque um grande investimento em equipes e equipamentos internos poderia aumentar os custos de manutenção, principalmente em relação às atividades auxiliares. 

Contudo, é muito importante buscar a consultoria de especialistas para encontrar uma solução específica para suas demandas.

Com isso, você obterá todos os benefícios da TI para empresas de serviço e criará bases sólidas para o crescimento e a continuidade do seu empreendimento.

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