Você deve ouvir desde criança que prevenir é melhor do que remediar. É por isso que nós fazemos check-ups constantemente e tomamos as vacinas em dia.

Mas e com a saúde da sua empresa, você toma o mesmo cuidado? Assim como em nosso corpo, os computadores e notebooks precisam ser monitorados com frequência para evitar dor de cabeça no futuro. Continue a leitura e veja as 4 vantagens da assistência preventiva!

1. Evita a perda de componentes de hardware

A analogia com a saúde do nosso corpo funciona também na hora de pôr a mão no bolso. Uma assistência preventiva na parte de hardware de um computador ou notebook pode ser um pequeno valor agora para não ter que gastar muito no futuro.

Os componentes físicos de um computador precisam de uma verificação e limpeza com frequência — assim como seus dentes, por exemplo.

Se a sujeira se acumula, pode haver perda de desempenho e até superaquecimento. Chegando a esse ponto, a única solução é pagar o preço integral de uma peça nova.

2. Mantém a agilidade do sistema

A limpeza constante também é importante na parte de software. Uma assistência preventiva se preocupa em remover arquivos desnecessários, desinstalar programas que não são mais usados e remover qualquer tipo de software indesejado que se instalou no sistema.

Dessa forma, o computador terá sempre um bom desempenho para que você e seus funcionários não percam tempo com máquinas lentas.

3. Aumenta a segurança

Uma parte muito importante da assistência preventiva é manter sistema operacional e programas atualizados. Além de aumentar o desempenho e ganhar recursos novos, essa prática é essencial para a segurança de um computador ou notebook.

Esse é um jogo de gato e rato. Todos os dias surgem vírus novos e novas formas de invadir computadores, e as empresas de software correm atrás para consertar essas brechas.

Manter o sistema todo atualizado é a melhor forma de impedir comprometimento de dados e intervenções grandes e demoradas como a formatação de discos.

4. Diminui o tempo de inatividade dos funcionários

Seja por problemas de hardware, de software ou de segurança, a grande vantagem da assistência preventiva é evitar que uma máquina fique muito tempo parada. E tempo parado é algo que nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ter.

Não importa se você vai precisar comprar e substituir uma peça, fazer muitas atualizações ao mesmo tempo ou formatar o disco, qualquer uma dessas ações custa muito mais tempo e dinheiro do que uma manutenção constante.

Por isso, prefira gastar alguns minutos por semana a ter que parar um ou vários dias por conta de um problema técnico.

A assistência preventiva é a chave para um bom funcionamento da sua empresa, assim como é para a sua saúde. É uma forma de economizar dinheiro, aumentar a produtividade e evitar mais um motivo de preocupação no seu trabalho.

E você, possui uma assistência preventiva? Se não, é bem provável que o seu computador esteja agora mesmo necessitando de cuidados. Se você não tem tanta certeza, veja estes 5 motivos que fazem seu computador precisar de manutenção!