Neste século XXI, tem sido fundamental que os empresários acompanhem as principais tendências na área da tecnologia da informação. Afinal, compreender o que é TI, e como utilizar seus principais recursos a favor da sua empresa, pode determinar o sucesso ou o fracasso do seu negócio.

A informação é essencial tanto para permanência das empresas no mercado, quanto para o crescimento delas em um cenário extremamente competitivo.

Perder informações de clientes pode resultar em perda de dinheiro, ao mesmo tempo, possuir um software que analise corretamente os dados de clientes e trace perfis de consumo, pode ajudar seu negócio aumentar a lucratividade.

Quer saber como? Continue a leitura para saber o que é TI e qual a sua importância nas empresas!

Mas afinal, o que é TI?

A sigla TI significa “tecnologia da informação” e se refere a uma ciência tecnológica, a qual permite a criação, o gerenciamento e a transferência das informações especificamente por meio das tecnologias.

Consequentemente, podemos dizer que a área de TI é responsável por administrar os dados contidos em servidores, computadores, tablets e smartphones, com o objetivo de garantir a segurança e a disponibilidade desses dados.

Assim, uma equipe de TI é responsável por diversas tarefas em uma empresa, dentre elas: indicar quais são os equipamentos adequados de acordo com necessidades do negócio, assegurar o bom funcionamento dos computadores e softwares, administrar as redes internas e monitorar fluxo de dados enviados e recebidos pela internet, protegendo esses dados contra falhas técnicas ou ataques de hackers.

E como a Tecnologia da Informação surgiu?

No século XV, Johannes Gutenberg inventou a impressão topográfica, sendo que ele próprio imprimiu o primeiro livro da história (uma Bíblia) no ano de 1445. Depois tivemos o surgimento da máquina de somar, no ano de 1642, e finalmente dos primeiros computadores, durante o século XIX. Desde então, as tecnologias responsáveis por armazenar, modificar e compartilhar informações têm sido aperfeiçoadas.

Juntamente com os equipamentos eletrônicos, surgiu também a necessidade de serviços voltados para a manutenção e administração desses equipamentos. Assim, conforme os computadores têm se tornado mais complexos, os profissionais de TI também têm se especializado em áreas específicas da computação, dessa forma, temos pessoas capacitadas para os mais diversos serviços nesse amplo universo da computação.

Quais são os principais serviços de TI para as empresas?

Alguns serviços de TI são básicos para qualquer empresa, outros devem ser implementados sob medida.

Dentre os serviços básicos, temos: a manutenção do site da empresa, o gerenciamento do banco de dados com informações confidenciais, a administração da rede interna para compartilhamento de arquivos entre os funcionários ou, ainda, o uso de aplicativos gratuitos como o Google Drive, o qual permite o compartilhamento de arquivos em nuvens, por meio da conexão com a internet.

Já os serviços sob medida são aqueles que trazem soluções peculiares para um negócio. Vamos ver dois exemplos a seguir:

Um supermercado funciona melhor com sistema de gestão de estoque integrado aos caixas, o qual subtrai automaticamente desse estoque cada produto que passou nos caixas. Já uma loja online consegue vender melhor com um sistema CRM, o qual concentra todas as ações de atendimento ao cliente em um mesmo software, permitindo assim, que a loja virtual disponibilize um atendimento personalizado a cada um de seus clientes.

Seja por meio da contratação de uma equipe interna ou terceirizando os serviços de TI, o fato é que a tecnologia da informação agrega valor a qualquer empreendimento, automatizando processos manuais e aumentando a produtividade da empresa.

Agora que você compreende o que é TI e sua importância para as empresas, aproveite para entrar em contato conosco a fim de conhecer melhor as soluções que disponibilizamos para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.